Choro: Brasileirinho Brasileiríssimo

O brasileiríssimo Chorinho é o tema do Almanaque Brasil de sexta (30), às 20h. Embora considerado indecoroso e imoral por figuras ilustres como Rui Barbosa, no fim do século 19, esse gênero musical caiu no gosto do povo e venceu todos os preconceitos. No quadro Coisas Nossas, o público vai conhecer mais a história do Chorinho, que foi chegando devagarinho para se instalar de vez no coração do brasileiro.

Apresentado pela “filha coruja” Luciana Mello, Jair Rodrigues canta e conta histórias de momentos marcantes de sua trajetória no Cantos do Brasil. Desde a chegada a São Paulo, trazido pelo irmão mais velho, até a parceria com Elis Regina e a vitória com a música “Disparada” no 2o Festival da Record em 1966, considerada por ele como “uma das maiores glórias que um artista pode ter em sua carreira”.

No Papo-Cabeça, uma entrevista com o comunicador e agitador cultural Roger de Renor. Ele fala sobre as origens do bar Soparia na Recife dos anos 1990, lugar que, nas suas palavras, “cumpria a função de um Orkut rústico, um pré-Facebook”, reunindo grandes nomes da cena musical pernambucana, em plena efervescência do “mangue beat”. Comenta ainda sobre sua atuação no rádio e na TV e a ousadia de assumir e valorizar o sotaque regional em seus programas.

No Ilustres Brasileiros, um pouco da vida da poetisa Cora Coralina, cujos versos, apesar de publicados tardiamente, foram qualificados como “ouro puro” pelo colega Carlos Drummond de Andrade.
Aprenda a fazer fuxico (no bom sentido) no Como É que se Faz?, e os segredos de um churrasco caprichado para animar seu domingão no Ciência Doméstica. E saem do baúlembranças sobre os primeiros computadores pessoais, que vão divertir a galerinha nascida no século 21. E, entre uma coisa e outra, Almanaquias vem com seus causos, enigmas, e trava-línguas de dar nó em pingo d’água!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s