Ilha Grande – Rio de Janeiro

Situada na Costa Verde do Rio de Janeiro, a Ilha Grande é a maior ilha do estado e uma das mais belas paisagens naturais do Brasil. Dona de uma paisagem deslumbrante, possui mais de 100 praias, enseadas de águas calmas e uma grande extensão de Mata Atlântica.

Conhecida desde o séc. XVI, índios, portugueses, piratas, escravos, prisioneiros famosos e até D. Pedro II, todos já passaram pela ilha, fazendo dela um palco privilegiado da história brasileira.

O Expedições mostra esta joia do litoral fluminense e parte de sua rica história. A viagem começa pela face da ilha voltada para o continente, onde localiza-se a enseada do Abraão, que abriga a maior vila da Ilha Grande e que recebe centenas de barcos e turistas.

De Abraão, a equipe percorreu algumas das trilhas que cortam a Ilha Grande e a área do Parque Estadual, onde se encontram as ruínas do Lazareto, o hospital construído pelo imperador, as ruínas da Colônia Penal, que abrigou presos políticos famosos, e as praias deslumbrantes de Dois Rios, Lopes Mendes e Caxadaço.

O programa mostra também como a desativação do presídio e a maior abertura da ilha para o turismo afetou a sua conservação, e como as ameaças da degradação ambiental e da descaracterização da cultura caiçara vem sendo revertidas por ações de fiscalização, desenvolvimento do ecoturismo e valorização da cultura local.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s