Personagens e figuras brasileiras

Figuras brasileiras inesquecíveis, reais ou fictícias, enchem de magia o programa Almanaque Brasil. Malandro, loroteiro e indolente, o anti-herói Macunaíma encabeça a fila de personagens da literatura, resgatados no quadro Coisas Nossas. João Grilo e Chicó, o jagunço Damázio Siqueira, Quincas Borba e Quincas Berro D Água completam o time.
Quem deu vida a Macunaíma no cinema foi o versátil e insubstituível Grande Otelo, relembrado com muito carinho no Ilustres Brasileiros.
O artista gráfico e jornalista Elifas Andreato – que, entre tantas obras, idealizou o Almanaque Brasil – é o convidado de honra no Papo-Cabeça. Ele fala sobre sua trajetória, desde o primeiro emprego numa fábrica, até se consagrar como diretor de arte, com um riquíssimo projeto sobre a história da música popular brasileira. Conta também dos desafios de ilustrar não apenas capas de disco, como cartazes de teatro e livros, interpretando e traduzindo, por meio de uma única imagem, grandes obras. No Cantos do Brasil, Zeca Pagodinho conta um pouco de tudo: as influências no início da carreira, as preferências musicais – revela, por exemplo, que além do samba também gosta de choro e seresta, mas apenas “como ouvinte”. Zeca fala das características dos antigos sambas-enredo, citando versos que guardou na memória, e revela sua receita para compor um disco bem temperado.
As artimanhas dos mestres do bilhar estão no Ciência Doméstica, um verdadeiro show de habilidade e destreza. No Como é que se faz?, aprenda a fazer bonecos de barro, um legado de Mestre Vitalino para os talentosos artesãos de Caruaru.
Elas cabiam numa caixa de fósforos e eram disputadas por todas as meninas e mocinhas nos anos 1970. As Fofoletes estão de volta, trazidas lá do fundo do É do Baú. E no Você Sabia?, um conto dos irmãos Grimm que correu mundo e acabou virando espetáculo musical na Itália, com uma versão brasileira inesquecível, criada por Chico Buarque.
O que será que quer dizer a estranha palavra borborigmo? O Almanaquias sabe essa e muitas outras curiosidades, que só tem no Almanaque Brasil!

Apresentação: Luciana Melo e Robson Nunes

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s